quinta-feira, 28 de abril de 2011

Jazz

 

O Jazz é uma forma de dança moderna, que é fortemente influenciada pelos sons, ritmos, técnicas de jazz e música.
Como música jazz, o jazz dança é muito individual, com uma ênfase na valorização das competências individuais.
Como a música que inspirou, o jazz  tem as suas raízes na comunidade Africano-Americana nos Estados Unidos. Várias formas de jazz foram realizadas até o final dos anos 1800, e pela Primeira Guerra Mundial, tinha-se tornado uma dança bem aceita e bem conhecida.
Este estilo de dança passou a influenciar fortemente a Broadway e, por sua vez, Hollywood e também no balé e na dança moderna.
Nas  aulas de ballet, eles aprendem controle, habilidade, e condições para o seu corpo dançar.
Uma vez os bailarinos tendo a disciplina e técnica do balé, podem complementar com o jazz. Qualificados os bailarinos de jazz podem aparecer em grande demanda nos filmes, produções da Broadway, e em todo o mundo, com a possibilidade de  trabalhar em uma grande variedade de estilos.
O Jazz é conhecida por ser fortemente imprevisível, graças às suas influências Africanas. As movimentações dos bailarinos de jazz podem ser lentas, graciosas ou eles podem se mover com agilidade e rapidez, executando saltos fantásticos e outras proezas.
Como resultado, eles devem ser fisicamente muito flexíveis, e muito preocupados com a música que a dança, o ritmo.
Esta forma de dança não tem necessariamente de ser realizada com a música jazz, embora muitas vezes seja, podem usam a criatividade e usar músicas de todos os estilos.

O Jazz, como podem ver, é uma dança muito bonita e que influencia vários outros tipos de dança, assim como é influenciadopor outros tipos, como o ballet. Eu tenho um fascínio muito grande pelo jazz, só não faço aulas pois me dedico ao ballet, mas sempre que posso assisto à espetáculos de jazz.
Enquanto pesquisava, encontrei também o estilo musical jazz, muito parecido com o blues, mas não tem muito a ver com a dança, que tem o ritmo bem mais animado, então, deixa pra lá.
Dançamos o jazz porque nosso corpo se expressa atravéz da dança, que é muito bonita e animada e com certeza contagiante, espetáculos de jazz muitas vezes fazem a platéia cantar junto, se animar, o que estimula o dançarino e o deixa muito feliz, como posso dizer.

Um comentário:

  1. Marina, gostei muito do que você postou até agora.

    Sempre adequada ao tema, com informações, fontes e sua opinião no final. É assim mesmo que se deve fazer!

    Vamos continuar o trabalho? Adoraria que tivessem mais postagens... acho que você pode seguir o caminho de explorar novas danças, ou mesmo de se aprofundar em algumas dessas que já encontrou! Já vi vários filmes envolvendo dança, será que isso tem a ver com a influência dela na nossa vida também?

    Beijos!

    Prof.ª Toninha

    ResponderExcluir